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Foto do escritorGabi Jacobs

Será que estamos presenciando um “rebranding” da inteligência artificial?

A inteligência artificial generativa só precisou de algumas semanas para dominar as conversas sobre arte, tecnologia, trabalho e futuro.




Será que seguirão firmes nessa evolução? ou serão como alguns movimentos que vão e voltam, como a relação entre branding e performance?


Cada vez mais, nós profissionais de marketing, precisamos estar dispostos a entender o hoje e imaginar as possibilidades do futuro, mesmo que influenciados por marcas e por tecnologia, ele é construído através das escolhas que fazemos.


Vamos falar sobre a principal tendência que vêm pautando conteúdo, consumo, comportamento e a nossa relação uns com os outros.


💡 Criatividade Artificial: Os processos criativos não serão os mesmos agora que temos robôs como assistentes para as mais diversas demandas.


Apenas algumas semanas foram suficientes para que o tema dominasse as conversas, bem provável que você já tenha ouvido falar em Dall-E, Midjourney, ChatGPT...


O que é essa tecnologia? Como usar? Por que todo o interesse? Quem controla? De onde vem as informações? E, claro, as máquinas vão nos substituir? Boa parte das perguntas permanecem sem resposta, mas o fato é que não conseguimos parar de falar sobre IAs criativas.


O fato é que as inteligências artificiais generativas parecem mágica. Elas impressionam, encantam, fazem com que a gente se sinta no futuro e é impossível não sentir isso, ao depositar qualquer pergunta numa caixa de perguntas e ver a resposta sendo digitada de volta numa conversa em que até o tempo de espera pelas palavras dá a impressão de naturalidade.


A esperança, hoje, é que contar com um assistente criativo tão cheio de recursos multiplique e potencialize as ideias, ao invés de reduzi-las às mesmas soluções para as perguntas de sempre.


Estamos presenciando o início de uma revolução que vai atingir todos os mercados e mudar experiências de compra, criação e até relacionamentos nos próximos tempos. Talvez ainda em tempo de refletir sobre como vamos lidar com o impacto dela.


Desde a popularização do ChatGPT em dezembro de 2022, várias empresas já correram para incorporar "IA" às suas funcionalidades e, claro, ao seu branding. Ferramentas de criação, busca, aprendizagem e organização estão cada vez mais ancoradas na tendência do momento. E os nossos processos do dia a dia, oficialmente acompanhados e facilitados por uma presença artificial.

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