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Foto do escritorGabi Jacobs

Qual onda você surfou em 2022?

Atualizado: 16 de jan. de 2023

O que rolou no ano de 2022 deve ser lembrado como pautas que impactaram no planejado e que tiveram relação em diversos segmentos empresariais. A ideia é refletir, para que fique preparado para 2023 e possa lembrar em qual você surfou, vamos nessa:




  1. Guerra Rússia - Tropas russas avançaram para o território ucraniano, dando início ao conflito que se estende até o momento.

  2. Instagram - Tentando se aproximar da concorrente TikTok, dando maior destaque aos vídeos, diversos influenciadores demonstraram descontentamento com as mudanças ocorridas na rede.

  3. Tiktok: a ascensão da rede trouxe cada vez mais as recomendações de algoritmo a partir do que o usuário gosta e consome de conteúdo.

  4. Short vídeos: os vídeos curtos tomaram conta de grande parte das redes sociais, e o Youtube que também entrou nessa onda.

  5. Morte da Rainha Elizabeth II - A monarca mais longeva da história da coroa britânica morreu aos 96 anos, dando fim a um reinado de 70 anos.

  6. Rock In Rio - Pausado por dois anos, o evento super aguardado terminou com público de 700 mil pessoas e impacto econômico de mais de 2 bilhões de reais.

  7. Be Real - o app de rede social mais baixado no ano, visa incentivar usuários a tirarem fotos mais autênticas.

  8. Eleições - a polarização tomou conta do País, muitos conteúdos foram pausados, outros criados para surfar na onda.

  9. Musk e o Twitter: foram semanas turbulentas, depois de fechar o acordo de compra da plataforma no fim de outubro, o empresário anunciou demissão em massa, perdeu anunciantes e gerou confusão ao criar "dois selos" de verificação.

  10. Koo: a rede que virou meme no Brasil - a rede indiana cresceu após a crise do twitter.

  11. Copa do mundo: quem não colecionou, conheceu alguém que viveu a febre dos álbuns de figurinhas da Copa, tirando a galera do digital e levando pra algo impresso e que exige contato físico.

  12. Morte do Rei Pelé: o digital e a televisão foram tomados por conteúdos sobre a vida do jogador, todos os públicos compartilharam homenagens ao atleta. Marcas, figuras públicas e a sociedade civil.

E ai?

Lembre-se planejamento precisa ter informação, método, agilidade e consistência, pode ser simples, ou robusto, em ambos os casos, precisa ter relação com seu propósito e posicionamento.


Cuidado com as ondas surfadas!


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