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Foto do escritorGo Coelhos

O Pride Month e o que você fez?

Hoje, 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, dia que se torna responsável por fazer muitas empresas elaborarem suas ações de Marketing durante todo o mês, devido ao Pride Month ou mês do orgulho.




O mês do orgulho, representa a celebração da diversidade, do indivíduo em sua sexualidade e reconhecimento de gênero. Com a popularização da data, as marcas viram a necessidade de se fazerem presentes no período com ações de Marketing, muitas vezes promocional. Mas o jeito em que estão sendo executadas, seria a maneira correta?


Muitas empresas visam apenas o lucro e a visibilidade que o mês traz, mas a diversidade e a inclusão deve ser encarada como um posicionamento, um valor de marca. O público LGBT+ atualmente, possui um dos maiores poderes de compra do mercado, o que gera o chamado Pink Money. Levando pessoas despreparadas a olharem somente pra isso, criando projetos que mais prejudicam a marca. Por isso, a importância de ter pessoas preparadas para esse tipo de projeto dentro das empresas.


A CNN ressaltou em nota, que a demanda para que as empresas não só se apropriem da causa e da data, mas também a engajem e lutem por ela, só aumenta dentre ao público. Para se ter uma ideia, o poder de aquisição da comunidade LGBT+ representa 7% do PIB brasileiro.


Para ter esse público ao seu lado é importante não se delimitar a uma data, um mês ou uma ação, mas sim repensar o seu posicionamento, discutir e planejar de forma inclusiva e diversa de dentro da sua empresa para fora. Ou seja, incluir colaboradores, diretores e executivos diversos e plurais para que, como ressalta Mari Rodrigues, colunista do Ecoa (UOL), o Pink Money circule entre a comunidade e o engajamento orgânico sobre o produto seja valorizado. Chega de ações rasas dentro das empresas, chega de grupos que se reúnem sem pauta e sem darem prioridade dentre suas diversas funções de trabalho.


Uma marca sem propósito que apenas realiza ações sazonais e periódicas sobre o mês do orgulho, traz a ideia de PinkWashing, que seria a lavagem de dinheiro da comunidade. Se faz necessário a consistência e o trabalho constante da imagem e da cultura da empresa para que seja evitado o oportunismo, como ressalta o blog Meio & Mensagem.


Nós, da Pé de Coelho Filmes e Go Coelhos Agência de Interação, construímos marcas mais diversas e inclusivas, criamos conteúdo relevante e tornamos marcas mais humanas. Acreditamos que a pluralidade do nosso time, nos torna capazes de pensar e agir com responsabilidade, além de oferecermos um lugar seguro para todos que se identificam com a gente. A luta é diária, e as conquistas devem e merecem ser comemoradas.

As marcas são agentes essenciais para que cada vez mais, direitos e respeito sejam alcançados!



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