Um ativo de marca distintivo é um gatilho sem o nome da sua marca, mas que está na memória das pessoas, ou seja, "o que faz tua marca ativar na cabeça de cada pessoa, sem mencionar o nome da marca".
Antes de começar, é importante observar que diferenciação não é o mesmo que ter um posicionamento diferenciado no mercado; a distinção poderia simplesmente ser baseada na cor ('a vermelha'), por exemplo.
Mas como elas se materializam? Através dos pontos de contato com as pessoas, de nada adianta criar e não comunicar.
Eles podem assumir a forma verbal, visual ou auditiva. Mas nosso papel aqui é dar dicas de como fazer tudo isso ser de fato.
Qual o objetivo 'distinctive assets', anota aí:
Ser lembrado
Chamar atenção
Ser lembrado na hora da compra
1° dica de ouro: esqueça os bancos de imagens, os áudios comprados e layout's de plataformas como Canva.
7 CATEGORIAS DE ATIVOS DISTINTOS
Assets de cor
Cores Individuais
Cores Combinadas
2. Assets de palavra
Tipografia
Taglines
3. Assets de pessoas
Porta Vozes
Celebridades
Personagens
4. Assets musicais
Jingle
Músicas
Instrumentos
5. Assets de formas
Pac de formas variadas
Desing
Imagens
6. Assets sonoros
Vocais
Sons não vocais
Vinhetas
7. Assets de história
Emojis
Narrativas
Filtros
Fotos
Trabalhar os ativos que diferenciam sua marca, garante longevidade e consistência.
Exemplos de marcas de sucesso
Veja alguns exemplos de marcas que souberam reforçar seus ativos de diferenciação.
O tudum da Netflix
O roxo do Nubank
O Pinguim do Ponto Frio
A Lu do Magalu
A personalização do Starbucks
O hello moto da Motorola
Agora que você já sabe o que são ativos de diferenciação ou distinctive assets. Assim como em outros pontos de contato com o público-alvo, eles também devem aparecer na sua estratégia de marketing de conteúdo.
Na linguagem visual, textual ou sonora, eles devem servir como estímulos para acionar a marca na mente dos consumidores.
Se você possui uma marca e percebeu que não possui a maioria dos Assets aqui apresentados, chama os Coelhos!
Vamos juntos construir marcas mais humanas e autênticas.
Conteúdo inspirado em: Construindo e empregando ativos de marca distintos por Jenni Romaniuk, Diretora Associada do Instituto Ehrenberg-Bass (Revista Admap, maio de 2018)
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