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Foto do escritorGabi Jacobs

Como criar 'distinctive assets'​ para a sua marca?



Um ativo de marca distintivo é um gatilho sem o nome da sua marca, mas que está na memória das pessoas, ou seja, "o que faz tua marca ativar na cabeça de cada pessoa, sem mencionar o nome da marca".



Antes de começar, é importante observar que diferenciação não é o mesmo que ter um posicionamento diferenciado no mercado; a distinção poderia simplesmente ser baseada na cor ('a vermelha'), por exemplo.

Mas como elas se materializam? Através dos pontos de contato com as pessoas, de nada adianta criar e não comunicar.

Eles podem assumir a forma verbal, visual ou auditiva. Mas nosso papel aqui é dar dicas de como fazer tudo isso ser de fato.

Qual o objetivo 'distinctive assets', anota aí:

Ser lembrado
Chamar atenção
Ser lembrado na hora da compra

1° dica de ouro: esqueça os bancos de imagens, os áudios comprados e layout's de plataformas como Canva.


7 CATEGORIAS DE ATIVOS DISTINTOS

  1. Assets de cor

  • Cores Individuais

  • Cores Combinadas

2. Assets de palavra

  • Tipografia

  • Taglines

3. Assets de pessoas

  • Porta Vozes

  • Celebridades

  • Personagens

4. Assets musicais

  • Jingle

  • Músicas

  • Instrumentos

5. Assets de formas

  • Pac de formas variadas

  • Desing

  • Imagens

6. Assets sonoros

  • Vocais

  • Sons não vocais

  • Vinhetas

7. Assets de história

  • Emojis

  • Narrativas

  • Filtros

  • Fotos

Trabalhar os ativos que diferenciam sua marca, garante longevidade e consistência.

Exemplos de marcas de sucesso

Veja alguns exemplos de marcas que souberam reforçar seus ativos de diferenciação.

O tudum da Netflix
O roxo do Nubank
O Pinguim do Ponto Frio
A Lu do Magalu
A personalização do Starbucks
O hello moto da Motorola

Agora que você já sabe o que são ativos de diferenciação ou distinctive assets. Assim como em outros pontos de contato com o público-alvo, eles também devem aparecer na sua estratégia de marketing de conteúdo.


Na linguagem visual, textual ou sonora, eles devem servir como estímulos para acionar a marca na mente dos consumidores.


Se você possui uma marca e percebeu que não possui a maioria dos Assets aqui apresentados, chama os Coelhos!



Vamos juntos construir marcas mais humanas e autênticas.


Conteúdo inspirado em: Construindo e empregando ativos de marca distintos por Jenni Romaniuk, Diretora Associada do Instituto Ehrenberg-Bass (Revista Admap, maio de 2018)

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