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Foto do escritorGabi Jacobs

Branding traz valor demais para não ser levado à sério nas empresas!

Atualizado: 17 de jan. de 2023

Branding Inspira. Marketing Oferta



O que você deve/deveria saber antes de fazer gestão de uma marca?


Entender os conceitos básicos de Branding e ter um time que cuida da marca pode ser o caminho. Mas e os desafios para enfrentarmos os entusiastas do marketing? O grande desafio do Branding não é construir um planejamento (onde a gente traz toda a essência da marca), mas tornar esse plano real no dia a dia das pessoas.

Mas como construir ou manter uma base sólida? Como fazer o seu público perceber a marca como algo que gera experiências positivas e que podem ser os responsáveis por uma mudança significativa na sua vida?

  • Alguns itens pra considerar dentro dessa situação:

Entenda do cenário em que sua marca está presente - atua regionalmente, se for o caso. Se sua marca está presente no território nacional, entenda e siga as diretrizes que vêm dela, aproveite a maturidade de mercado e nivele com suas ações regionais.

Entender de branding para fazer gestão de qualquer marca, é saber construir uma marca sólida e consistente, não gastando verba no lugar errado, e desenvolvendo a sociedade onde está inserida.

Defina ações que levam em consideração a maturação da marca para qual atua.

É de extrema importância que a equipe e gestores entendam o estágio em que a marca está, só assim poderão definir as ativações certas e seus impactos. Marcas novas possuem um alto nível de experimentação, normalmente em grande escala, envolvendo digital, patrocinadores, marketing de influência, ações off, etc... Você deve rigorosamente saber onde e como ativar sua marca, observando o estágio dela e absorvendo orçamento. Marcas já mais reconhecidas, focam em menos ações, e mais em qualidade, e nunca o contrário.

  • Mas como medir tudo isso:

Precisamos que as pessoas entendam o valor da marca, o que de fato se entrega e pra quem. Um jeito legal de medir isso tudo, é usando uma métrica chamada “Power de marca” – que mede a saliência, diferenciação e o (share mental) predisposição de pessoas que querem comprar minha marca.

Sinal: Se você está vendendo menos e possui mais predisposição de compra, algo está errado.

A pergunta que mais recebo é: como saber quanto em quais actes investir a maior parte da grana? Qual a proporção? Dica: se comprar um actes, você deve ter o valor x2, no mínimo.

1 para 2 ou 1 pra 3. Não adianta investir e não ter verba para ativar. Parece óbvio né? Mas infelizmente não é a realidade do mercado.

Entenda que às vezes a sua marca só precisa ~estar presente~

Às vezes a marca só precisa estar lá e MESMO COM TODO DINHEIRO DO MUNDO, A MARCA NÃO ESTARÁ EM TODOS OS LUGARES!

  • Faça menos coisas e coisas melhores.

No fim tudo é baseado em Branding, as marcas buscam patrocinar eventos, fazer colabs com marcas que também constroem algo. Que reforçam o posicionamento da marca. E essa análise pode e deve ser feita em todas as tomadas de decisão orçamentária.

O valor do Branding – a gente sabe que existe, mas é preciso provar todos os dias.

Quanto vale uma marca que atinge o status de “favorita” de alguém? E de milhares de pessoas? Quanto vale essa marca num contexto cada vez mais nichado, dinâmico, volátil, competitivo e imediatista?

Muito, é a resposta. Mas como ter certeza? Como construir esse valor? Como tirar a conversa sobre branding do emocional e conceitual, e colocá-la na mesa da diretoria, na discussão de budget, no planejamento de comunicação?

  • Dicas pra anotar no caderninho!

Conheça o ~valor financeiro~ da sua marca. Comum em rankings de “marcas mais valiosas” e em momentos de fusão ou aquisição.

É comum associar muitos dígitos a bons resultados de branding. Mas será? Dados não servem de nada se não gerarem resultados, e neste caso, o número de seguidores a taxas de engajamento podem levar você ao caminho errado.

Pensa aí: quantas marcas que amamos e não interagimos nas redes? Cuidado!

Troque essas análises pelas métricas de mídia, pegue as emprestadas, rss. Aqui ficamos de olho em views, alcance, taxa de cliques, podendo ir até o final do funil de conversão.

E claro, nunca se esqueça do caminho mais “tradicional”, que vai medir o conhecimento das pessoas sobre a marca e até avaliar atributos e associações específicas, a pesquisa.

A pesquisa ainda é o que consideramos essencial e o jeito mais rico para medirmos o potencial da marca : Força da marca, Preferência, Relevância, Identificação e Elasticidade.

É aí que o branding encontra os resultados de negócio, somente nessas dimensões é possível comprovar e identificar oportunidades do jeito certo, e construir uma marca de fato, bem posicionada no mercado.

Bora construir sua marca?




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